domingo, 30 de outubro de 2011

Educação ou punição

Quantos alunos já foram vítimas dos cantinhos, das cópias, do sem recreio, da professora que ameaça em sala de aula exigindo disciplina?
E qual o professor que nunca foi agredido, ameaçado ou desrespeitado em sala de aula por seus alunos quando se negaram a seguir as regras?
O confronto entre professores e alunos pode ser evitado quando fica bem claro a que regras devem seguir. É importante que desde o princípio as mesmas sejam apresentadas aos alunos.
Na semana passada muitas pessoas ficaram horrorizadas em ver um menino de 3 anos ser levado à delegacia por ter agredido a professora.
Era realmente necessária essa atitude? O que a professora deveria ter feito? Bem, nós não queremos aqui julgar ou impor os nossos argumentos, mas o aluno em questão passava frequentemente por problemas disciplinares por ser hiperativo. Talvez por não agir corretamente a professora pode ter levado esse aluno ao estresse e promovido a violência e o descontrole do mesmo. Se ela, a professora, tivesse sido orientado corretamente por psicólogos ou psicopedagogos poderia ter tomado a atitude mais adequada ao caso. Mas infelizmente esses profissionais ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas.
O problema maior é que muitos professores estão sendo agredidos aleatoriamente por seus alunos e não veem outra saída e por medidas desesperadas sentem a necessidade de reagir, usando os artifícios indicados no início de nossa conversa. 
É importante que os professores, os alunos e os pais trabalhem em conjunto para que haja a harmonia em sala de aula. Se ambos trabalharem estabelecendo regras e mostrando direitos e deveres aos alunos será mais fácil trabalhar a disciplina, para que não haja mais punições e agressões.
Os limites não prejudicam o ser humano, muito menos "cortam" sua liberdade, mas ensinam o respeito mútuo e faz com as pessoas consigam viver em harmonia social. O respeito é a principal regra e é ele que estabelece um convívio saudável. 
A Equipe.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário