sábado, 29 de outubro de 2011

Como utilizar os currículos sem promover a violência?


Antes de iniciarmos esse assunto, você sabe o que é um currículo escolar? 

De acordo com a DIEB ( Dicionário Interativo da Educação) Currículo escolar é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. 
Mais cientes de seu objetivo vamos falar como utilizar os currículos sem promover a violência.
Os currículos em sua maioria, são apresentados de maneira tradicional e desinteressante, desmotivando e oprimindo os educandos.
Os alunos, muitas vezes, se sentem excluídos, pois não participam de sua elaboração e isso promove a violência.
Uma maneira de utilizar os currículos sem promover a violência é fazer os alunos se sentirem parte dele, é torná-lo interessante. O trabalho com projetos favorece a participação dos alunos, a construção dos conhecimentos, a integração , não promove a exclusão e a violência.    
O professor deve utilizar além dos conteúdos programáticos, um currículo oculto, o qual deve ser adaptado e analisado por ele, como um mediador entre os conflitos, os problemas, as experiências e as vivências em que o aluno vive e consequentemente traz para o ambiente escolar. Aspectos psicológicos, afetivos, emocionais e socioculturais devem ser levados em conta, no momento da prática escolar, para que seja evidenciado no ensino dos conteúdos, valores, comportamentos, orientações e atitudes que irão contribuir para as relações sociais com mais tolerância e respeito. 

                                                      A Equipe.
     
DIEB - http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário